"Síndrome do Impostor"

 🧠 Há uns dias, li um artigo na @revista_prima que falava daquela vozinha interior que nos diz que não conseguimos, que não somos as expetativas que os outros têm de nós, e que se por acaso fizermos algo que nos corra bem, receamos sempre não conseguir manter essas mesmas expetativas numa próxima vez.


🧠 Psicológicamente falando, esta "vozinha" tem o nome de "Síndrome do impostor" ou é talvez mais conhecido por "falsa modéstia". Consiste num mecanismo de defesa que se demonstra no desfasamento entre a imagem que um indivíduo tem de si (negativa) e aquela que os outros têm dela (por norma, positiva). As inseguranças e o elevado nível de autocrítica e de exigência impedem que veja os próprios sucessos. Assim, têm medo de não conseguir replicá-los futuramente, achando que são uma farsa. Estima-se que 70% das pessoas sofram desta "má direção" do psicológico.

🧠 Manifesta-se de várias formas como: imaginar o pior, afundar em trabalhos, pressão de serem perfeitos, competição no meio académico e profissional e por aí fora; isto devido à insegurança, ao excesso de comparação com os outros, ao perfeccionismo num nível elevado, ansiedade, medo de não ser aceite nem suficiente e sofrimento por antecipação. A nível físico traduzem-se em palpitações, palidez, tonturas, dores de cabeça, fraqueza súbita e suores frios.

🧠 Como ultrapassar?
- Falar do assunto com pessoas de confiança ou com profissionais da área da psicologia;
- Cultivar o amor próprio e a confiança;
- Aceitar os próprios defeitos e imperfeições;
- Vencer o medo de errar;
- Colocar um travão na comparação e autocrítica constantes;
- Entre outros... No fundo, criar um equilíbrio entre ambas as suas partes e gostar de si, aceitando isso.

🧠 Em breve num episódio do podcast 🎙️
Namastê 🤍



Comentários