➡️ Rotina de estudo ⬅️

 📋Esta nem sempre é igual, precisamente porque não há dias que sejam sempre produtivos, não há dois dias iguais e uns são mais agitados, outros menos; outros mais livres, outros mais ocupados. O importante é saber descansar e não desistir e manter o foco. Depende sempre do período em que me encontro, como férias, aulas ou algo parecido com a tão conhecida quarentena. Porém, há sempre uma rotina "standard" que tento manter.


📋 Consiste nos tópicos apresentados em cima. Sobre a meditação, poderão ver detalhadamente nos vídeos de IGTV no meu perfil. Por vezes, faço alguns vocalizes de modo a aquecer a voz, abrindo a garganta e, de certo modo, é bastante relaxante. Já na flauta, começo com notas longas, vocalizes do livro do Bernold, 8as, exercícios de flexibilidade, e por aí fora pretendendo, então, ir construindo o meu som e preparar - me para um dia de estudo. Tecnicamente falando, sigo com os exercícios para os dedos, articulação, como escalas, arpejos e também alguns exercícios como os de Reichert, Taffanel e Gaubert and so on... Pego, finalmente, no repertório.
📋 Muito resumidamente, é isto. Não sei se estou certa ou errada, mas sei o que sinto: estar no caminho certo e de modo a atingir o que pretendo. Inspiro-me nos meus colegas, nas masterclasses que frequento, na música que ouço, o som que quero para mim e em tudo o que possa ter que ver com música, nomeadamente com flauta. É um processo longo e difícil, mas é um processo pelo qual vale a pena investir tempo e paciência. Embora eu ache que este tipo de rotina - ou pelo menos a de aquecimento - deva variar de vez em quando. Até para não nos fartarmos, bem como para conhecermos e experimentarmos novas coisas. Não se esqueçam do nosso melhor amigo: o metrónomo 😏

📋Devemos adaptar o repertório que temos para estudar consoante a disponibilidade mental que cada 1 de nós possui. Eu, por exemplo, não sou a pessoa mais desconcentrada do mundo, mas também não sou a mais concentrada ou que consiga estudar um dia inteiro. Logo, tento ser pragmática; penso que mais vale fazer pouco e bem do que muito e mal.
"Estuda quando tens que estudar, descansa quando tens que descansar."

Namaste 🤍











Comentários