〰️ Ensaio sobre meditação: introdução 〰️

 〰️ Para mim, a meditação é uma das maneiras que encontrei para conseguir lidar melhor com o stress, rotina diária agitada, situações emocionais, evitar entrar em bornout, etc, e o resultado tem sido deveras positivo. Sempre que medito, a inspiração vem e acabo por estar realmente presente no momento, deixando de lado tudo o que possa obstruir a minha paz interior, pois retiro todos os pensamentos negativos. 〰️ Apesar de ser uma prática milenar, é bastante atual e consiste não só em descansar a mente, mas também no auto-conhecimento, conhecer o "eu" interior. Procurar a paz e o controlo mental, físico e espiritual, despertando sempre o nosso melhor. Em certos povos é realizada conforme certas religiões, mas outros simplesmente por ser uma maneira de conseguir ter mais consciência corporal, entre outras coisas, como é o meu caso. 〰️ Relativamente aos benefícios desta prática, obviamente que são imensos, desde: ter mais energia, concentração, equilíbrio emocional; É uma boa terapia para quem sofre de stress e ansiedade, promove mais criatividade e a respiração também é uma área que beneficia muito com a meditação, entre muitas outras vantagens. 〰️ É importante referir que existem vários tipos e formas de meditar, que variam conforme o objetivo de cada um, portanto, aquilo que vos leva a querer meditar. Nas próximas publicações irei falar sobre os 5️⃣ tipos de meditação que eu pratico e que adoptei para mim, bem como o seu objetivo, benefícios e formas de realizar. Não será demais referir que todos os tipos de meditação são relativamente parecidos e que todos acabam por se cruzar entre si. Mais para a frente, irei também falar sobre como colocar estas práticas na flauta e na música em geral. 

〰️ Para qualquer tipo de meditação é preciso escolher um sítio calmo, espaçoso, onde se sintam confortáveis, e, essencialmente certifiquem-se que não irão ser interrompidos. O meu cantinho é o da foto 😊 criem também o vosso ❣️ coloquem o vosso tapete/estira (senão tiverem não tem mal, poderão sentar-se diretamente no chão ou utilizar uma almofada baixinha. Por vezes, eu gosto de acender um incenso (canela é o meu preferido), mas é totalmente opcional. Outra coisa que também é opcional é a utilização da música. Podem colocar as músicas apropriadas para meditar, (eu tenho uma playlist pessoal que poderei partilhar com quem quiser 😊), um outro tipo de música que vocês gostem ou simplesmente meditar em silêncio. Também é reconfortante ouvir o som dos passarinhos e os sons do quotidiano, afinal tudo isto faz parte de nós. Mas o importante mesmo é que nada vos distraia nem retire a vossa atenção para o que irão fazer. 〰️ Por último, mas não menos importante, o tempo de meditação depende do objetivo que pretendem, ou por exemplo, se pretendem apenas focar na respiração e consciencializarem-se para o momento presente, podem estabelecer um limite de 5 minutos, para começar. Ou 1 ou 2 minutos, talvez até para quem se está a iniciar não consiga muito, é algo que se vai adquirindo com o tempo.
Até breve, com mais detalhes 😊❣️









Comentários